A Ginástica Acrobática é uma modalidade gímnica de origem circense.

É uma das disciplinas não Olímpicas da Federação Internacional de Ginástica, representada em Portugal pela Federação de Ginástica de Portugal.

Apesar de se reger como modalidade individual, os ginastas trabalham em grupos – Pares Femininos, Pares Masculinos, Pares Mistos, Grupos Femininos e Grupos Masculinos.

O treino de ginástica Acrobática exige dos intervenientes (bases e volantes) confiança, coragem, disciplina e coordenação.

Desta interacção resultam exercícios de Equilíbrio (elementos estáticos de força e flexibilidade como ângulos, pinos, pranchas), de Dinâmico (elementos com fase de vôo com mortais e piruetas) e de Combinado (combinação de elementos de equilíbrio e de dinâmico).

Os exercícios, realizados com acompanhamento musical num praticável 12x 12m, são avaliados pela sua dificuldade, execução técnica e componente artística.

Na ADCPN o treino está organizado por classes diferentes consoante a idade e os objectivos.

Classes de Formação: Minis e AcroKids

  • Entre os 5 e os 12 anos: Formação Básica de Ginástica, Introdução ao treino de elementos de grupo.

Classes de Pré-Competição: Pre Team, RPZ (Rapazes)

  • Entre os 6 e os 17: Continuação do trabalho de Formação, Introdução à Competição, participação em Competições Distritais.

Classes de Competição:

  • Twist Team, a partir dos 7 anos: Desenvolvimento de treino específico, Participação em Competições Distritais e introdução às Competições Nacionais.
  • Top Gym, a partir dos 8 anos: Desenvolvimento de treino específico, Participação em Competições Distritais, Nacionais e Internacionais.

Classe de Olívias:

  • Tem como principal foco a promoção da atividade física na população de diversas faixas etárias, considerando a ginástica acrobática como base fundadora do trabalho físico nas suas componentes de fortalecimento muscular global, treino de coordenação, de flexibilidade e de expressão corporal e a experiência prévia da equipa técnica.
  • Esta classe de Olívias é uma classe de ginástica para todos (GpT) dirigida ao público feminino acima dos 18 anos, onde aliamos a prática de exercício físico a um espírito de pertença, amizade e boa disposição que impera nos dois momentos semanais de “retiro” da azáfama e stress quotidianos.